Como a limpeza do ambiente influencia na cultura e clima organizacional?
A cultura e o clima organizacional estão diretamente relacionados à limpeza do ambiente de trabalho. Oferecer um espaço limpo e organizado para as atividades laborais indica que os gestores priorizam o bem estar da equipe. Esta prática reflete nos índices de produtividade da empresa e também aparece como um elemento crucial para a saúde dos que trabalham e circulam no local.
Neste contexto, elaboramos um artigo com as informações essenciais sobre cultura e clima organizacional. Explicamos como a limpeza e a organização de um ambiente de trabalho se conecta com estes conceitos. Continue a leitura e saiba mais!
O que é cultura e clima organizacional?
Cultura organizacional são os comportamentos, valores e regras que atuam em uma instituição. Surge geralmente na elaboração do planejamento estratégico, alinhada com a imagem que a empresa pretende passar para os seus públicos, que vão desde clientes a fornecedores.
Alguns hábitos adotados pelos colaboradores, que não necessariamente fazem parte do planejamento elaborado, podem também ser parte da cultura. Ela é direcionada por padrões, onde quem não se adequa eventualmente pode se sentir excluído.
De forma simplista, podemos dizer que é a identidade da empresa. Humanizando o conceito e comparando-o a uma pessoa, a cultura organizacional seria o perfil dela. É um conjunto que inclui tom de voz, posicionamento, escolhas, relacionamento, resolução de problemas e vários outros elementos que formam uma personalidade.
A cultura pode ser alterada ao longo do tempo para se adequar ao mercado ou à direção da empresa. Além disso, é essencial reforçar e transmitir os elementos que formam essa cultura para cada novo funcionário, garantindo a mesma linha de atuação a todos da equipe.
Já o clima organizacional atua como um termômetro na organização. Este conceito é o responsável por identificar e medir a satisfação da equipe nos variados aspectos da empresa, como relações interpessoais, carreira, liderança e outros.
Basicamente é a percepção dos funcionários sobre a empresa. Deve ser avaliado constantemente, pois muda de forma rápida e sofre interferência de diversos fatores como alteração nos processos, demissões, contratações e algum outro fator que cause impacto ou surpresa para os funcionários.
Geralmente, pesquisas mensuram as impressões em relação ao clima organizacional. Fornecem dados e informações valiosas para os gestores compreenderem o que precisa ser melhorado, quais os gargalos e pontos de atenção.
A principal diferença entre os dois conceitos está na relação à constância e adaptabilidade. A cultura organizacional faz parte da estratégia, vem de cima na escala hierárquica. O clima organizacional, ao contrário, sofre muitas mudanças e relaciona-se diretamente com elementos internos e externos que atuam na organização.
Qual a importância destes conceitos?
Tanto a cultura quanto o clima organizacional relacionam-se com o capital humano de uma empresa. Envolvem comportamentos e sentimentos, o que impacta em todos os processos e na produção.
Entender as particularidades de cada conceito e as diferenças entre eles é crucial para compreender qual sofre ações negativas e qual precisa ter algum tipo de interferência. Este alinhamento é muito importante para o sucesso da empresa e para o bem estar dos funcionários.
É responsabilidade de todos construir e manter um clima e cultura adequados, torna-se necessário um esforço conjunto entre diretores e funcionários. A lucratividade e desempenho das pessoas são afetados diretamente se um desses elementos não promove um ambiente harmonioso e não atua de forma satisfatória.
Qual o impacto na produtividade?
São vários os impactos na produtividade da empresa causados por esses fatores. Podemos citar alguns, como:
- Aumento do engajamento da equipe
Com a cultura e clima atuando de formas favoráveis, a sensação de pertencimento e espírito de equipe dos funcionários tendem a aumentar. De forma espontânea tornam-se mais ativos, aumentando o engajamento em relação a metas e objetivos. - Maior retenção de talentos na empresa
Um funcionário feliz e adaptado possivelmente não irá atrás de outras oportunidades e costumam seguir carreira na empresa. Além disso, o clima e a cultura destacam valores e comportamentos que se adaptam melhor ao modelo de negócio, traçando um perfil ideal a ser contratado. Com certeza os processos seletivos serão mais fáceis e objetivos para a equipe de recrutamento. - Causa boa impressão
Em algum momento os clientes podem ir até a empresa para alguma reunião ou comprar pessoalmente os produtos. Assim como é desagradável receber um amigo na nossa casa quando ela está desarrumada, não é diferente no ambiente empresarial.
Se o cliente encontrar o espaço sujo e bagunçado, certamente ele terá uma péssima impressão. E, por consequência, pode associar a qualidade do serviço das pessoas que trabalham ali e a qualidade dos produtos ao ambiente ruim.
Quais as dicas para manter um ambiente limpo e organizado?
Pessoas são movidas a ações internas, que envolvem comportamentos e sentimentos, e também a fatores externos. Como seres humanos buscamos manter o equilíbrio emocional e físico e, em um ambiente de trabalho, vários elementos como organização, barulho, espaço físico e higiene do local interferem diretamente nessa busca.
A limpeza tem um destaque nesse contexto. Passamos diariamente, por horas seguidas, no ambiente de trabalho. Geralmente são espaços divididos com vários outros profissionais. Assim, ter um projeto de limpeza empresarial é estratégico em qualquer organização.
O protocolo de limpeza precisa ser seguido à risca. Ter ele estruturado é muito importante para garantir a segurança, promover a saúde e manter a assepsia do ambiente.
Ao trabalhar em um local que promove o bem estar, os colaboradores se sentem motivados e melhoram o clima organizacional e a convivência. Os reflexos são perceptíveis no desempenho e na performance, além de prevenir acidentes e prolongar a vida útil de equipamentos que se deterioram ao serem expostos a sujeiras e resíduos.
Trouxemos algumas dicas para manter um ambiente limpo e organizado na empresa. Veja quais são:
- Estipule locais adequados para as refeições
Comer nas mesas de trabalho promove a proliferação de germes e atrai insetos. Ofereça um local limpo, arejado e confortável para as refeições, onde os colaboradores fiquem próximos a um local para higiene pessoal e limpeza dos utensílios. - Mantenha pontos de higienização
É essencial distribuir bem os banheiros na empresa. Dependendo do modelo de negócio da empresa, ofereça locais de higienização com água corrente e sabão que possam ser acessados de forma rápida e fácil pelos funcionários. Estipule, também, pontos estratégicos para armazenar equipamentos e produtos de limpeza para o ambiente. - Garanta infraestrutura para organizar o ambienteMantenha áreas comuns da empresa livres de caixas, equipamentos, ferramentas ou qualquer outro item desnecessário que possa atrapalhar a circulação e sujar o ambiente. Invista em uma boa estrutura de organização, como armários para artigos pessoais dos funcionários, prateleiras, almoxarifados e armários de armazenamento.
- Atente-se à manutenção e conservação de equipamentos
A utilização incorreta não é a única maneira de deteriorar um equipamento a curto e longo prazo. Acumular poeira ou ser exposto a algum outro resíduo pode estragar máquina ou a ferramenta, o que impacta diretamente nos custos de manutenção e gastos desnecessários da empresa.
Para garantir a utilização correta e prolongar a vida útil dos equipamentos, estabeleça um cronograma e organize a manutenção constante. Deixe-os livre e longe de substâncias que não fazem parte da sua utilização. - Divida o processo em etapas
Não adianta tentar fazer tudo de uma vez. Um bom projeto de limpeza envolve três etapas principais: organização, higienização e limpeza.
Elabora um manual de orientações e divida o processo de acordo com as etapas acima, e trace um planejamento específico para cada uma. O objetivo final é manter o ambiente limpo e organizando, e definir os processos deixa claro onde estão os pontos críticos para atingir o modelo ideal que foi proposto. - Envolva e direcione os colaboradores
>Manter um ambiente limpo também é responsabilidade de cada um. É essencial alinhar os objetivos e expectativas em relação à limpeza, além de deixar claro para todos como este fator influencia na cultura e clima organizacional. Relaciona-se à saúde e bem estar geral, e cabe a cada um preservar a limpeza, zelar pelos equipamentos e fazer a sua parte para contribuir.
Sujeira e bagunça é resultado na ação de pessoas nos ambientes, e somente elas podem evitar a disseminação desse comportamento. Além disso, um ambiente sujo e desorganizado tende a aumentar a sensação de cansaço e irritabilidade, o que deixa de ser produtivo e causa um mal estar geral em todos. - Terceirize o setor de limpeza
Contratar uma empresa para atuar na limpeza pode trazer muitos benefícios. Montar uma equipe de profissionais demanda tempo e envolve muita burocracia. Uma empresa terceirizada é responsável por todos esses processos, o que permite que os gestores ganhem tempo e foquem a energia para as estratégias do negócio e demandas específicas da equipe.
A Multiclean é especialista em locação de equipamentos para limpeza e manutenção de pisos. Temos opções para clientes comerciais, residenciais e da indústria. Nossos consultores estão preparados para oferecer as melhores soluções e técnicas de limpeza do mercado, com o objetivo de facilitar o trabalho da sua equipe e promover o bem estar através de um ambiente limpo e organizado.
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